Pesquisa
Filters

VOCÊ SABE O QUE É UMA LOJA COLABORATIVA?

LOJA COLABORATIVA

Na medida em que as pessoas vão tomando mais consciência sobre o consumo e as formas de produção, o conceito de mercado colaborativo vai crescendo e, com ele, as lojas colaborativas. Mas muita gente, embora já tenha ouvido falar, ainda não sabe exatamente o que é e como funciona uma loja colaborativa.

Pra explicar o nosso conceito, vamos então começar falando sobre uma definição mais ampla, que é a de mercado ou economia colaborativa.

Economia colaborativa é uma nova forma de fazer negócios que tem como base o acesso ao invés da propriedade. Como assim? Explicamos: com o advento da Internet e da maior facilidade na comunicação entre as pessoas, foi-se percebendo que, para que você pudesse desfrutar de algumas coisas, você não precisaria necessariamente ser dono delas. O exemplo clássico, que todo mundo usa, é o da furadeira.

Diz-se que quando você compra uma furadeira, você não quer uma furadeira, você quer o furo na parede. E, após a compra, estima-se que você use a sua furadeira por aproximadamente 10 minutos durante toda a sua vida.

Ora, para usar um objeto por 10 minutos eu realmente preciso comprar esse objeto? Não, né? Essa é a lógica que permeia a economia colaborativa. Para que você usufrua de determinadas facilidades, você não precisa comprar produtos, mas precisa, isso sim, ter acesso a eles.

Voltando pro nosso assunto, podemos dizer que para uma marca bacana, que quer crescer e ampliar seu contato pessoal com o público, ter um espaço de conexão legal e físico, ela não precisa mais, necessariamente, adquirir uma loja própria com todos os riscos, custos e dificuldades que um espaço físico traz. Hoje uma marca pode ter acesso a toda estrutura de uma loja física – vendedores, espaço físico climatizado, sistema de controle de estoques e repasse de pagamentos, redes sociais e etc. – pagando um valor muitas vezes menor do que 10% ou até 5% dos custos mensais do empreendimento.

Um loja colaborativa, então, é uma forma de uma marca independente ter acesso a uma estrutura de loja física sem precisar ser dona de uma.

Ao invés de buscar um ponto, contratar vendedores, comprar móveis, fazer reformas, os criadores de produtos criativos se preocupam em buscar a loja colaborativa que atenda ao seu perfil e ao do seu público. Fazem com a loja um contrato que pode ser de 90 até 180 dias (dependendo da loja) e têm acesso a tudo que aquele espaço oferece, inclusive o público.

E como escolher uma loja colaborativa ideal? Bem, isso é assunto pro nosso próximo post. :D

Deixe o seu comentário