Pesquisa
Filters

5 DICAS PARA VENDER BEM NUMA LOJA COLABORATIVA

VENDER BEM LOJA COLABORATIVA

 

Recebo mensalmente muitas marcas interessadas em fazer parte da Elementuá e muitas delas, após conhecerem nossa proposta e se interessarem efetivamente pelo nosso conceito, terminam a reunião pessoal com a seguinte pergunta: Geisa, você acha que o meu produto vai vender bem aqui na Elementuá? A minha resposta é sempre a mesma: isso depende mais de você do que de mim.

Para encurtar esse caminho e ajudar você a compreender como pode vender bem em uma loja colaborativa, vou dar aqui 05 (cinco) dicas valiosas.

Escolhendo bem a loja colaborativa (vide texto 02) e seguindo as dicas abaixo, com certeza as chances de você acertar e se encantar com seus resultados são muito maiores.

Vamos a elas?

 

DICA 01 – CONHEÇA O SEU CLIENTE

Muita gente cria produtos incríveis, bem feitos e bem apresentados, mas não faz a menor ideia de para quem aqueles produtos podem ser vendidos. Muitas vezes quando perguntamos: qual o seu cliente? a empreendedora responde: homens e mulheres na faixa de 15 a 65 anos. Ou seja, quase o mundo inteiro.

Mas será que a sua persona, o seu cliente ideal, não tem atributos mais específicos que a idade e o gênero? O que ele gosta de fazer? Nos fins de semana, vai mais à praia ou ao cinema? Tem cachorro, filhos, netos? É solteiro, casado, vive uma relação de poliamor?

E para que conhecer o cliente é importante quando pensamos em vender bem em uma loja colaborativa? Porque, além de isso influenciar totalmente na escolha da loja em si, conhecer seu cliente vai fazer com que você saiba como ele gosta de ser abordado e até qual o caminho que ele costuma fazer dentro de uma loja.

A sua persona é um cliente que trabalha muito, tem um tempo apertado e vive com pressa? Então o seu produto só vai vender bem se estiver nas prateleiras mais visíveis, no início da loja, ao alcance das mãos.

Por outro lado, a sua persona é um cliente mais alternativo, que curte contemplar o espaço e avaliar com calma tudo que vai comprar? Então talvez seja legal expor menos produtos e caprichar mais em elementos de vitrine.

Enfim, podemos escrever um texto completo de como é essencial conhecer o seu cliente para poder vender bem em uma loja colaborativa e essa é a primeira – e mais básica – dica.

 

DICA 02  – EXPONHA COM QUALIDADE – INVISTA NOS EXPOSITORES

Não adianta elaborar a joia mais linda do planeta se ela está jogada em uma prateleira sem nenhum cuidado.

A exposição de um produto é peça chave para a valorização dele, o que se torna ainda mais essencial quando estamos numa loja que abriga diversas marcas diferentes com diversos produtos diferentes. Saber construir um expositor que passe ao cliente a mensagem que a sua marca quer dizer com aquele produto é primordial para que sua venda seja bacana.

Pense no seu objetivo enquanto marca, pesquise no Pinterest, dê um Google e “perca” tempo idealizando o expositor que vai chegar mais próximo do ideal para apresentar os seus produtos. Não esqueça que todas as vendas começam com os olhos.

 

DICA 03 – FOQUE NOS RELATÓRIOS

Ninguém vai saber lhe dizer melhor o que vende bem em uma loja do que os dados contidos nos relatórios.

Cada loja tem um público e um estilo e é comum que o produto campeão de vendas em uma loja fique esquecido pelos clientes em outra. Observe as vendas, avalie quais os produtos que mais saem naquele ponto e invista neles.

Planeje a sua produção levando em conta os locais onde você vende e quais são os produtos campeões em cada plataforma e encaminhe para a loja o que mais vende naquele ponto específico.

 

DICA 04 – DEIXE OS SEUS CLIENTES SABEREM QUE VOCE ESTÁ FISICAMENTE NAQUELA LOJA

Pode parecer surreal, mas temos inúmeros casos de marcas que passaram muito tempo conosco e que nunca informaram aos clientes que estavam com espaço físico.

A loja colaborativa existe para lhe ajudar a economizar tempo e dinheiro. Estar em uma loja colaborativa e não informar aos seus clientes faz você perder vendas e imensas oportunidades.

Muitas pessoas que acompanham o seu trabalho podem achar mais prático poder ir numa loja, avaliar pessoalmente o produto e comprar sem a pressão de fazer uma encomenda ou marcar um encontro pessoal com você. Não perca essas oportunidades. Informe aos clientes que você está com loja física. E faça isso sempre, constantemente.

 

DICA 05 – ENCANTE O CLIENTE COM A EMBALAGEM

É comum que as lojas colaborativas forneçam a embalagem básica: sacolas / caixas de presente. Mas se o seu produto é especial, ele certamente merece um tratamento especial também na apresentação final da venda.

As lojas colaborativas se tornaram uma ótima pedida para quem busca um presente e entregar o produto com uma embalagem especial, feita pra ele, vai deixar a experiência do cliente muito mais encantadora. Afinal, é muito mais legal receber um produto com um card explicando a marca, embalado num papel especial e até com o cheirinho específico.

Colocar o produto numa sacola ou numa caixa de presentes muitas vezes não é suficiente pra passar ao cliente o conceito e a mensagem que você deseja. Por isso, invista na apresentação final do produto, crie uma tag bacana, embale ele com amor e faça com que aquela compra seja apenas a primeira de uma série.

Gostou das dicas? Tem outras pra compartilhar? Comenta aqui. :D

Deixe o seu comentário